quinta-feira, 26 de junho de 2014

Quem é você?


Olá amigos empreendedores, tudo bem?
Hoje gostaria de falar sobre a importância de saber quem você é, seus valores, talentos e interesses. Por quê?
Bom, a verdade é que a gente acha que sabe tudo, conhece todas as nossas qualidades e defeitos, mas quando alguém pede uma apresentação, talvez venha aquele branco... E agora? O que falo primeiro?
Saber se apresentar é super importante tanto para os outros quanto para você. E é super interessante treinar sua apresentação e refletir sobre o que você está falando, afinal, nós mudamos nossos interesses e evoluímos com o passar do tempo, por isso nossa apresentação também deve acompanhar esta evolução.
Muitos processos seletivos, cursos e fases para inscrições de cursos pedem uma apresentação do participante(pitch) de poucos minutos, também conhecido como "Elevator Pitch", devido ao tempo da apresentação, como se você pudesse realizar esta pequena apresentação para alguém durante uma conversa de elevador. 

Existem algumas dicas para preparar uma apresentação interessante e sincera:
- Diga seu nome, curso que estuda ou estudou, empresa ou startup em que trabalha.
- Levante os pontos que você considera importante na sua trajetória, tentando ligar todos eles de maneira lógica. Não entre muito em detalhe, use a famosa visão de águia, passe somente o conteúdo mais importante sobre cada informação.
- Seja sincero consigo mesmo, diga o que te move, quais os seus valores.

Ensaie sua apresentação muitas vezes, olhando para o espelho ou gravando vídeos, preste atenção nos seus gestos, e corrija os erros de ligação entre as ideias. Conseguir juntar todos os pontos em poucos minutos pode ser um desafio, por isso é importante ensaiar bastante. E a apresentação é utilizada mais como um resumo de quem você é, ou o que você já realizou, por isso fique tranquilo se você não conseguiu falar tudo no seu pitch, se você chamou o interesse do ouvinte, com certeza ele irá te procurar para buscar mais informações e te conhecer melhor, e neste momento você pode expor melhor seus fatos e inclusive acrescentar algo que também foi super importante para sua formação pessoal e que não estava presente no seu pitch.

Aqui está um exemplo muito bom sobre Elevator Pitch. O vídeo é em espanhol, mas é possível entender a essência e mensagem principal do pitch, focado no exemplo em conseguir investimento para um projeto.
É só clicar neste link e você será redirecionado ao vídeo no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=2b3xG_YjgvI

E aí, se neste momento algum possível empregador ou cliente lhe pedisse um resumo das suas conquistas em apenas poucos minutos, você estaria preparado?

Nenhum comentário :

Postar um comentário