quinta-feira, 22 de maio de 2014

Aprendizagem Validada, Aprendizagem Vivenciada

Oi amigos, tudo bem?
Hoje gostaria de falar um pouco sobre a importância de se vivenciar uma necessidade para realmente entender a viabilidade de se desenvolver um produto ou serviço, e não apenas realizar suposições sobre um possível problema enfrentado por um grupo de pessoas.
Isso acontece porque a distância entre quem se vê e quem é visto é muito grande.

Segundo Isaac Durojaiye, empreendedor social e fundador do DMT Mobile Toilets, Nigéria:
"Você não pode me conhecer se você realmente não me conhecer. Você não pode me ajudar se você não sabe quais são os meus problemas."
Ele criou um serviço de aluguel de banheiros para suprir necessidades de festas, atividades religiosas, e outros eventos públicos.
Motivados pelo reconhecimento de que a maioria das cidades não possui banheiros públicos funcionais e que a grande maioria desses banheiros está mal conservada e em condição inadequada, eles decidiram aumentar o horizonte do negócio (tudo isto  baseado em aprendizagem validada, vivenciada).
Com a migração das pessoas para os centros urbanos, a empresa começou a fornecer banheiros em pontos de ônibus e em áreas densamente povoadas em grandes cidades como banheiros públicos, a fim de melhorar o saneamento.


Outro exemplo é o Serviço Homejoy, criado por Aaron e Adora Cheung. Homejoy é uma empresa que surgiu para otimizar o serviço de faxineiras. O interessante é que eles, ambos engenheiros formados, com mais um time de sócios, trabalharam durante um mês como faxineiros em diversos lugares para descobrirem o quão difícil é fazer a limpeza, e como eles poderiam otimizar o serviço de reserva e disponibilidade de faxineiras satisfazendo tanto o empregador quanto o empregado.
Após este estudo, e muito trabalho, eles conseguiram um modelo funcional e escalável, utilizando software e um sistema específico para incluir somente profissionais de qualidade, ou seja, aptos a realizarem a melhor limpeza possível na casa do cliente.
Em pouco mais de seis meses, a empresa expandiu-se em mais de 30 cidades norte-americanas e canadenses, e acabou de estabelecer uma nova sede em Londres para expandir o serviço na Europa.


Então, para finalizar gostaria de colocar em evidência que é importante vivenciar a situação (problema) em que queremos trabalhar. Se você está com um projeto na área de educação, que tal visitar uma escola, passar o tempo necessário nesta escola comportando-se como aluno? Descobrir se este suposto problema realmente se faz presente, e se a resposta for positiva, de que maneira o problema a ser solucionado afeta o aluno e todos os stakeholders desta situação?
O mesmo vale para qualquer outra área. É muito viável validar suas suposições vivenciando o que você acredita acontecer. E descobrir se a realidade é a mesma que você construiu na sua mente quando viu o problema se manifestar. O empreendedor possui recursos finitos (tempo, dinheiro,...), quando validamos/vivenciamos uma necessidade, podemos investir nossos recursos nos próximos passos. Nós devemos investir nossos pontos no tempo certo, nos recursos corretos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário