sábado, 31 de maio de 2014

Empreendedorismo criativo que ajuda o próximo


Olá amigos empreendedores, tudo bem?
hoje gostaria de falar sobre um evento super legal que aconteceu em Santa Rita do Sapucaí, na última terça-feira(27/5).
A Live (Liga Versátil Empreendedora de Santa Rita do Sapucaí) organizou, com o apoio do INATEL, DA INATEL, Eletrozema e Vale Independente, o primeiro Rép. Solidária. 
O Rep. Solidária foi uma maneira que a Live encontrou para ajudar as pessoas que precisam de agasalhos e as repúblicas de Santa Rita do Sapucaí. Mas de que maneira?
Simples, uma competição onde as repúblicas precisam arrecadar o maior número de agasalhos (cada tipo de agasalho recebe uma pontuação diferente), e as que conseguirem a maior pontuação recebem prêmios como geladeira, sofá, microondas ou liquidificador. 
O evento contou com a participação de oito repúblicas da cidade, e a república campeã foi a Canadura, formada por alunos do INATEL.
Esses são os números do evento:
1145 Camisetas, bermudas e vestidos, 
481 Agasalhos, calças e moletons,
291 luvas, meias e acessórios,
15 cobertores.


Live, repúblicas e apoiadores do evento

O mais interessante é que o modelo de evento Rép. Solidária é altamente replicável, e a Live estuda uma maneira de incentivar as outras ligas de empreendedorismo de outras faculdades ou qualquer grupo estudantil a realizar o evento.
Conheça mais sobre a Live através da página no facebook, e acompanhe tudo o que a Live tem feito para impactar positivamente Santa Rita do Sapucaí e todo o Vale do Sapucaí.
https://www.facebook.com/LiVE.INATEL?fref=ts

terça-feira, 27 de maio de 2014

Três perguntinhas para ajudar sua vida

Olá Empreendedores a Mil!
Hoje gostaria de falar com vocês sobre uma maneira super interessante e funcional para acompanhar a realização dos seus objetivos pessoais e profissionais.
Como fazer isso?
Através de três perguntinhas contidas na metodologia SCRUM... mas você sabe o que é SCRUM? Vamos a uma breve introdução:
SCRUM é uma metodologia ágil utilizada para gerenciar e planejar projetos de software. Em outro texto abordaremos com mais detalhes metodologias ágeis, e principalmente a maneira que startups de tecnologia utilizam estas metodologias para o gerenciamento de seus projetos. Uma característica do SCRUM é que os projetos são divididos em sprints(ciclos), isso significa que o projeto será desenvolvido em iterações, visto que a iteração é um dos pontos chave de uma metodologia ágil de desenvolvimento de software.
O interessante é que a cada dia da sprint, o time que está desenvolvendo o projeto realiza uma reunião, chamada Daily SCRUM, onde os membros contam ao time o que realizaram no dia anterior, o que pretendem fazer hoje e se existe algum impedimento para que esta tarefa seja realizada.
As perguntas da reunião diária SCRUM são:
-O que você fez ontem?
-O que você fará hoje?
-Existe algum impedimento para que você execute sua tarefa?

Então, se você possui um projeto ou objetivo, e possui dificuldade de acompanhar sua realização com o passar do tempo, que tal fazer essas três perguntinhas todos os dias?
Dessa maneira você saberá em que estado seu projeto se encontra atualmente, você poderá definir uma tarefa para trabalhar durante o dia, e poderá prever e controlar os riscos, pelo menos a maioria deles, visto que você já analisou de que maneira tal risco pode afetar o desenvolvimento da sua tarefa.

Que tal tentar usar essa abordagem para um projeto na sua vida(independente da simplicidade do projeto)? Tenho certeza que vai valer a pena amigo empreendedor. Tente, e nos conte o resultado.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Invictus por um ideal

Boa tarde caros leitores!
Hoje nosso post faz referência a um filme inspirador que aconselho para todos os empreendedores assistirem. Se trata de Invictus.

Lançado em 2009 e estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon, relata a história da vitoriosa campanha da África do Sul ao Campeonato Mundial de Rugby de 1995 sediado no próprio país, mas além disso, mostra como um líder pode mudar a história de um povo. Nesse caso específico, temos como exemplo dois líderes. Um interpretado por Damon como François Pienaar (capitão da equipe nacional de Rugby) e outro por Freeman no papel de Nelson Mandela, o então presidente da África do Sul. Pouco tempo antes, Mandela tinha acabado com o apartheid. 

Na vida real: Mandela e Piennar
Independente do tamanho da empresa ou da equipe que você lidera, o líder é o cara que dá a cara a tapa, que toma as iniciativas, que houve o que ninguém quer ouvir. Foi por causa de todo esse esforço e exemplo de liderança feito por Mandela e François que a África do Sul se uniu para torcer por sua seleção e levá-la ao título mundial, vencendo vários adversários tecnicamente superiores.

No filme: Freeman e Damon
Acredito que no Brasil de hoje precisamos de mais líderes que transbordem os limites de suas empresas e levem suas atitudes e espírito vencedor para o povo. Pois a partir disso aceleraremos o processo de mudanças rumo à um país melhor.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Aprendizagem Validada, Aprendizagem Vivenciada

Oi amigos, tudo bem?
Hoje gostaria de falar um pouco sobre a importância de se vivenciar uma necessidade para realmente entender a viabilidade de se desenvolver um produto ou serviço, e não apenas realizar suposições sobre um possível problema enfrentado por um grupo de pessoas.
Isso acontece porque a distância entre quem se vê e quem é visto é muito grande.

Segundo Isaac Durojaiye, empreendedor social e fundador do DMT Mobile Toilets, Nigéria:
"Você não pode me conhecer se você realmente não me conhecer. Você não pode me ajudar se você não sabe quais são os meus problemas."
Ele criou um serviço de aluguel de banheiros para suprir necessidades de festas, atividades religiosas, e outros eventos públicos.
Motivados pelo reconhecimento de que a maioria das cidades não possui banheiros públicos funcionais e que a grande maioria desses banheiros está mal conservada e em condição inadequada, eles decidiram aumentar o horizonte do negócio (tudo isto  baseado em aprendizagem validada, vivenciada).
Com a migração das pessoas para os centros urbanos, a empresa começou a fornecer banheiros em pontos de ônibus e em áreas densamente povoadas em grandes cidades como banheiros públicos, a fim de melhorar o saneamento.


Outro exemplo é o Serviço Homejoy, criado por Aaron e Adora Cheung. Homejoy é uma empresa que surgiu para otimizar o serviço de faxineiras. O interessante é que eles, ambos engenheiros formados, com mais um time de sócios, trabalharam durante um mês como faxineiros em diversos lugares para descobrirem o quão difícil é fazer a limpeza, e como eles poderiam otimizar o serviço de reserva e disponibilidade de faxineiras satisfazendo tanto o empregador quanto o empregado.
Após este estudo, e muito trabalho, eles conseguiram um modelo funcional e escalável, utilizando software e um sistema específico para incluir somente profissionais de qualidade, ou seja, aptos a realizarem a melhor limpeza possível na casa do cliente.
Em pouco mais de seis meses, a empresa expandiu-se em mais de 30 cidades norte-americanas e canadenses, e acabou de estabelecer uma nova sede em Londres para expandir o serviço na Europa.


Então, para finalizar gostaria de colocar em evidência que é importante vivenciar a situação (problema) em que queremos trabalhar. Se você está com um projeto na área de educação, que tal visitar uma escola, passar o tempo necessário nesta escola comportando-se como aluno? Descobrir se este suposto problema realmente se faz presente, e se a resposta for positiva, de que maneira o problema a ser solucionado afeta o aluno e todos os stakeholders desta situação?
O mesmo vale para qualquer outra área. É muito viável validar suas suposições vivenciando o que você acredita acontecer. E descobrir se a realidade é a mesma que você construiu na sua mente quando viu o problema se manifestar. O empreendedor possui recursos finitos (tempo, dinheiro,...), quando validamos/vivenciamos uma necessidade, podemos investir nossos recursos nos próximos passos. Nós devemos investir nossos pontos no tempo certo, nos recursos corretos.

terça-feira, 20 de maio de 2014

É preciso sonhar

Ter sonhos não é e não deve ser algo específico de empreendedores. Todas as pessoas devem ter sonhos na vida. Seja ter o sonho de comprar um carro novo, de fazer uma viagem, de ter seu próprio negócio entre outras coisas.

Um sonho não é simplesmente o desejo de algo, mas sim a motivação maior para conseguir alcançar esse algo. Quem não tem sonhos não tem objetivos, não quer progredir, não quer ir para a próxima estação dessa grande aventura chamada vida.


Bom, sejamos realistas, é claro que sonhar é maravilhoso e atingir os sonhos normalmente é árduo, difícil. Mas, e dai? Se fosse fácil não teria graça. Se fosse simples, viveríamos nas nuvens onde estaríamos mais perto de nossos sonhos e não teríamos a trabalhosa e difícil missão de pisar em terra firma e... fazer, acreditar, correr atrás e suar a camisa para realizar esse sonho. Após isso, finalmente poderemos dizer: foi difícil mas consegui! E valeu a pena cada minuto de luta e suor derramado.

Independente do momento de vida que você esteja, pare alguns minutos, converse com si mesmo, pense no rumo que sua vida está tomando e se é isso mesmo que você quer, sonhe e sonhe grande, pois como diria Jorge Paulo Lemann "Sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Então, sonhe grande".

quarta-feira, 14 de maio de 2014

A base do sucesso

Oi!
Hoje vou falar de uma instituição que está fortemente vinculada com o fundamento que acredito ser a base do sucesso: a educação.


Treinar, incentivar, fornecer orientação de carreira, organizar palestras e workshops com profissionais de sucesso são apenas alguns benefícios que a Fundação Estudar, através de seus diversos projetos, oferece para jovens que querem fazer a diferença no Brasil.


Há 20 anos a Estudar surgiu com o intuito de dar a oportunidade para que jovens com grande potencial pudessem estudar nas melhores universidades do Brasil e do mundo e depois retornassem ao nosso país para aplicarem o que aprenderam liderando projetos e pessoas e assim transformando o Brasil.

E a cada ano que passa, fica mais clara a missão dessa grande instituição brasileira, que é "criar oportunidades para gente boa agir grande e melhorar o Brasil".

E você amigo leitor, quer conhecer mais esta grande instituição e fazer parte do time de transformadores do Brasil? Então, acesse: http://www.estudar.org.br/

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Educar, acreditar e crescer


Olá amigos, hoje gostaria de falar um pouco sobre um pilar fundamental para o desenvolvimento do país: a educação. Segundo pesquisa realizada pela empresa Pearson à Economist, o Brasil ocupa 38º lugar no ranking de educação, entre os 40 países avaliados.

Nossa nação sempre foi uma terra de batalhadores, pessoas criativas que lutam por seus ideais. O que falta para muitos, infelizmente, é uma educação de qualidade. Podemos comparar a educação como o sol que uma planta necessita para se desenvolver. Sem o sol, ela não conseguirá atingir seu pleno potencial. 



Somente através de uma educação de qualidade, o povo brasileiro poderá sair da curva de aceitação, começar a pensar por si mesmo (e não no que a mídia o incentiva a pensar), e gerar verdadeira mudança positiva na sociedade.
Felizmente, o Brasil possui vários empreendedores preocupados com a educação do país. Através de cursos gratuitos de apoio à alunos, aplicativos sobre conhecimentos gerais, e projetos como aulas de reforço, vários empreendedores têm ajudado o país a dar um passo a frente rumo a uma educação de qualidade.

Queria terminar este texto com uma reflexão sobre uma frase que ouvi durante uma palestra no Laboratório Estudar de 2012, em São Paulo:
"Toda semente tem o potencial de se tornar uma floresta." 
Todos possuem pleno potencial de cumprir seus objetivos de vida. Instruídos por educadores confiantes e preparados, acreditando que é possível fazer e não apenas sonhar, juntando todos estes recursos (combustíveis), qualquer sonho é realizável, e está mais próximo de se tornar real do que qualquer um imagina.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Um exemplo, um herói

Boa noite caros leitores!
Hoje nossa conversa gira em torno de mais um da Silva, mais um cara simples com coração enorme e personalidade única dentro e fora das pistas.

Ayrton Senna da Silva não montou nenhuma empresa, mas assim como os empreendedores, transformou e continua transformando a vida de milhares de adultos e crianças.

Além de ser um exemplo de profissional dentro da Fórmula-1, onde se dedicava 100% física e psicologicamente como atleta e como líder dos pilotos para trazer melhorias ao esporte, ele também era um exemplo de pessoa, de caráter.


Se acontecia algum acidente com algum outro piloto, ele era o primeiro a ir atrás ver o que tinha acontecido, a mostrar preocupação e a dar apoio à família. Ele também se preocupava muito com a pobreza e educação básica em nosso país.

No Brasil da década de 80 e início de 90, a pobreza era (e ainda é) muito grande e Ayrton demonstrava publicamente preocupação com essa pobreza generalizada, principalmente em relação as crianças. Como ele mesmo dizia, "Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar, por meio da educação". Foi a partir dessa vontade que nasceu o Instituto Ayrton Senna, uma ONG com o intuito de diminuir as desigualdades sociais por meio da educação.

Infelizmente já faz 20 anos que não temos mais entre nós um de nossos heróis, o Ayrton Senna do Brasil, mas seu legado permanecerá por muitos e muitos anos.

Conheça mais em:
http://senna.globo.com
https://www.facebook.com/oficialayrtonsenna

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Navegador

O mundo é um ótimo lugar para quem tem sonhos e não tem medo de lutar por eles.
Todo empreendedor é um navegador, que viaja por mares conhecidos ou desconhecidos em busca do novo ou de uma nova perspectiva do que já existe (inovação).

Todas as pessoas nascem com uma bússola única, as coordenadas são configuradas e apontam exatamente para o ponto no mapa da vida em que elas se sentem felizes e podem causar um impacto positivo na sociedade. A verdade escondida no sucesso de cada navegador (empreendedor) é que ele segue esta bússola, não copia as coordenadas de outras pessoas, não pega atalhos, descobre o tesouro por si próprio, através de aprendizagem validada.


É super importante que o empreendedor tenha apetite por aprender todos os dias. Viver e celebrar a originalidade presente em cada situação que presencia, analisar não somente o resultado de uma operação, mas todos os operandos e sinais que influenciaram o resultado obtido.

Existem navegadores que estão à deriva, acreditam que a bússola está quebrada, ou simplesmente não querem trilhar a aventura de transformar seu sonho em realidade. Então acabam desistindo de qualquer possibilidade de mudança, e infelizmente não conseguem evoluir. Por isso, qualquer outro navegador que acredita em sua bússola, deve ajudar estas pessoas, mostrar que as bússolas não podem quebrar, e que vale a pena navegar por sete mares em busca do novo, vale a pena fugir do seu porto (a zona de conforto) e se descobrir, descobrindo e ajudando os outros que assim como você, querem encontrar seu próprio tesouro.

E você grande navegador, tem seguido as coordenadas que sua bússola aponta?

sexta-feira, 2 de maio de 2014

A importância do insight

Bom dia caros leitores!
Essa semana participei de um evento e tive o "insight" de escrever sobre esse assunto hoje.

Para quem não é familiar com a palavra, insight é como se fosse uma dedução de algo, a percepção de uma solução ou simplesmente aquele "click". Resoluções de problemas e grandes ideias muitas vezes saem daquele insight inesperado ao conversar com alguém ou ao ouvir uma palestra.

Para nós empreendedores, o insight é algo fantástico, pois pode ser aquela ideia que nos deixará milionários, aquela solução que irá salvar a vida de centenas de pessoas ou simplesmente uma "luz" que mudará a trajetória de nossas vidas.


Mas ter um insight (de uma grande ideia) não é algo que acontece no momento em que queremos ou que esperamos. Como disse acima, é algo repentino mas que se corrermos atrás poderemos tê-lo antes do que esperamos.

E como fazer isso?
Simples: procure conversar com pessoas, assistir vídeos na internet ou participar de palestras de pessoas que te inspiram! A inspiração (e o exemplo) é uma das formas para se ter o insight de uma ideia que as vezes está na cara, mas que talvez não estivesse clara ou que faltasse coragem para colocá-la em prática.

E para quem já está com o projeto em desenvolvimento, o insight pode ser aquela luz para alavancar ainda mais o projeto ou para mudar a forma que está sendo feito a fim de alcançar o êxito.