Olá Empreendedores a Mil, tudo bem?
Hoje gostaria de conversar com vocês sobre algo muito simples que já li em diversos livros e vivenciei na minha curta jornada como empreendedor.
Eu considero o conceito de hoje muito importante pra qualquer pessoa, independentemente se ela está inserida no mundo dos negócios ou não:
"A vida é um bumerangue multiplicador, tudo que você fizer voltará para você multiplicado algumas vezes."
Essa frase é tão verdadeira quanto a nossa vontade em deixar o nosso legado no mundo em que vivemos. Ela simplesmente afirma que tudo que fizermos irá trazer algum retorno, positivo ou negativo, multiplicado algumas vezes.
Seja no processo de abertura de uma empresa, no repasse das contas, na validação de hipótese de solução e viabilidade de uma startup, existem diversos atalhos incertos que podem ser tentadores, mas não trarão o mesmo resultado que a vivência da completa jornada.
Por isso é necessário pensar antes de tomar certas decisões, principalmente quando elas não o afetam diretamente, mas àqueles ao seu redor. Why? Bom, quando você precisa tomar uma decisão e não será diretamente afetado por ela, pode ocorrer de não investir o tempo ou a atenção necessários para tomar a melhor decisão sobre a questão, porém é justamente nesse momento que você deve analisar os dados com cuidado, em um nível de detalhes suficiente para apresentar uma solução plausível e justificável para a situação.
Tudo na vida busca um equilíbrio. Se eu me esforço e acredito que o meu trabalho me edifica, não prejudica ou explora o próximo, e invisto horas do dia nesse trabalho, naturalmente, com o passar do tempo, irei colher os frutos desse investimento, multiplicado algumas vezes. Essa multiplicação acontece na diferença de tempo entre o que produzimos e o que recebemos. Por outro lado, se estou apenas "cumprindo tabela", não prezo por realizar um trabalho de excelência, obviamente irei colher os frutos por estar agindo desse modo. Não posso esperar que algo ótimo aconteça me comportando dessa maneira. Isso se assemelha a um livro que li ano passado, dizia algo mais ou menos assim: "Não posso plantar uva e esperar colher melancia, a ciência exata que ocorre na plantação é a mesma que ocorre na plantação de nossas ações...".
Por isso, pense bem no que você está plantando nos dias de hoje e descobrirá o que o futuro lhe "reserva". Melhor ainda, estude a situação em que se encontra: na empresa, relacionamento amoroso, com amigos...; agora olhe para trás, tenho certeza que se você fizer uma retrospectiva irá identificar em que momento cada ação que você tomou influenciou nas suas conquistas e derrotas de hoje.
Então, caro empreendedor, não tenha medo de ser honesto, fazer o bem. Quando você realmente acredita na mudança que seu esforço cria, as desigualdades e os atalhos se tornam pequeninos diante do grande aprendizado e sabedoria provindos da trilha mais longa, porém correta.
Abraços,
Empreendedores a Mil
Nenhum comentário :
Postar um comentário