terça-feira, 12 de janeiro de 2016

5 Segredos para uma Comunicação Eficaz

                         
Olá Empreendedores a Mil, tudo bem?

Hoje gostaria de falar com vocês sobre um assunto muito interessante, e apesar de muito antigo, ainda hoje, muitas pessoas não conseguiram se tornar mestres dele. Falaremos sobre a comunicação.

Seja no trabalho, em uma relação pessoal, ou em uma conversa informal na rua, a comunicação é o meio principal que fará com que duas pessoas criem uma relação entre suas ideias.
Na aula de Comunicação, no MBA de gerenciamento de projetos, vimos que o sistema de comunicação é formado pelos seguintes fatores:

Transmissor: Quem irá transmitir a mensagem
Receptor: Quem irá receber a mensagem e atestar que a recebeu.
Meio: A forma utilizada para a transmissão da mensagem.
Ruído: Qualquer elemento que possa prejudicar o processo de comunicação.

Os dois primeiros, Transmissor e Receptor, são auto-explicativos. O meio é utilizado para passar a mensagem e pode ser sonoro: telefone, rádio, etc; visual: televisão, banners, placas, etc; escrito: revistas, artigos, jornais, etc. Mas o meio mais utilizado é o ar, na nossa comunicação face-a-face, visto que é através do ar que nossas mensagens transitam até chegarem no receptor.
O ruído é qualquer empecilho que possa prejudicar a comunicação. Exemplos: uso de gírias, questão cultural, preconceito.

Agora vou citar alguns pontos super importantes para que possamos melhorar ainda mais nossa comunicação:

1- Falar menos, dizer mais:
Muitas pessoas acham que saber se comunicar é falar mais, e isso é muito perigoso. Quanto mais a pessoa fala, maior é a chance dela inserir um ruído na mensagem e prejudicar o entendimento do receptor, ou cair em contradição.
O importante na comunicação é dizer o necessário, e somente o necessário, para a mensagem ser entendida.

2- Saber ouvir
Outro erro muito comum é acreditar que saber comunicar é somente falar, uma grande importância do processo de comunicação está contida no saber ouvir, afinal, quando você consegue efetivamente entender o que a pessoa quer dizer, você poderá interpretar tais dados de acordo com sua experiência de vida, e decidir o próximo passo na comunicação (mudar de opinião, utilizar algum exemplo, repetir a mensagem com outro vocabulário).

3- Escolha do vocabulário simples
Gosto de dizer que a comunicação é amiga dos humildes. Por que? Bem, a comunicação não valoriza palavras complicadas, não pertencentes ao meio onde está sendo empregada. Por isso, ao se comunicar, utilize um vocabulário simples, que seja de fácil entendimento para o público que está recebendo a mensagem. Dessa maneira, você estará aumentando a chance de entendimento, e diminuindo o ruído em relação ao vocabulário.

4- Colher feedback
Este ponto tem extrema ligação com o ponto 2- Saber ouvir. O bom comunicador sabe ouvir quando a outra pessoa está falando, o ótimo também pede feedback. Ele tenta confirmar o entendimento da mensagem comunicada, e se o feedback não for o mesmo que o comunicador estava esperando, ele saberá que deve mudar a estratégia de comunicação.
Então, se você comunicou algo, e não tem certeza se o receptor entendeu a mensagem, peça para ele repeti-la com as próprias palavras dele. Isso responderá sua dúvida sobre o total entendimento da mensagem.

5- Gerencie seu tempo
Um verdadeiro comunicador não está focado apenas na mensagem que irá comunicar, mas no tempo que disponibiliza para .fazê-lo. Por isso, quando for montar a mensagem a ser passada, preste muita atenção no tempo concedido à você para que informações não sejam omitidas devido a falta de tempo, e assegure-se de ter tempo para colher o feedback do receptor.

Espero que essas dicas possam ajudá-lo a tornar-se um melhor comunicador. Caso você possua alguma outra dica sobre o processo de comunicação, deixe-a nos comentários.

Grande abraço,
Empreendedores a Mil



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