sábado, 30 de janeiro de 2016

Ideias diferentes, conexões de IMPACTO


Hallo Empreendedores a Mil, alles gut?

Hoje gostaria de falar de um super evento fora da curva, que acontecerá em "Santa Roots do Sapucaí", sul de Minas Gerais.

Imagine por um momento uma cidade reunir palestrantes, shows musicais e outras atividades dos mais diversos assuntos (desde ufologia à games), e todas essas atrações acontecerem ao mesmo tempo. Essa é a pegada do Hack Town Santa Rita do Sapucaí.
Em um único dia impactar exponencialmente o público e os realizadores/ contribuintes do evento, jogando uma "bomba" de assuntos randômicos fundamentais para quem não se conforma com o que é normal.

Conheça todas as atrações aqui

O ingresso para o evento custa 20 "dilmas", minha análise custo-benefício, realizada por métodos quantitativos e estatísticos futurísticos de outro mundo, diz que é suuuuper válido esse valor.
Se você se interessou pelo evento, corra que os ingressos estão acabando.

Para quem não conhece a cidade que compõe o Sapucaí Valley, esta já vem há algum tempo plantando a semente do empreendedorismo através do Núcleo de Empreendedorismo do INATEL, Liga Versátil Empreendedora do INATEL, pelos próprios empreendedores, startups e empresas que investem em eventos e atividades voltadas ao empreendedorismo.

Grande abraço,
Empreendedores a Mil

domingo, 17 de janeiro de 2016

Bumerangue multiplicador




Olá Empreendedores a Mil, tudo bem?

Hoje gostaria de conversar com vocês sobre algo muito simples que já li em diversos livros e vivenciei na minha curta jornada como empreendedor.
Eu considero o conceito de hoje muito importante pra qualquer pessoa, independentemente se ela está inserida no mundo dos negócios ou não:

"A vida é um bumerangue multiplicador, tudo que você fizer voltará para você multiplicado algumas vezes."

Essa frase é tão verdadeira quanto a nossa vontade em deixar o nosso legado no mundo em que vivemos. Ela simplesmente afirma que tudo que fizermos irá trazer algum retorno, positivo ou negativo, multiplicado algumas vezes.
Seja no processo de abertura de uma empresa, no repasse das contas, na validação de hipótese de solução e viabilidade de uma startup, existem diversos atalhos incertos que podem ser tentadores, mas não trarão o mesmo resultado que a vivência da completa jornada.
Por isso é necessário pensar antes de tomar certas decisões, principalmente quando elas não o afetam diretamente, mas àqueles ao seu redor. Why? Bom, quando você precisa tomar uma decisão e não será diretamente afetado por ela, pode ocorrer de não investir o tempo ou a atenção necessários para tomar a melhor decisão sobre a questão, porém é justamente nesse momento que você deve analisar os dados com cuidado, em um nível de detalhes suficiente para  apresentar uma solução plausível e justificável para a situação.

Tudo na vida busca um equilíbrio. Se eu me esforço e acredito que o meu trabalho me edifica, não prejudica ou explora o próximo, e invisto horas do dia nesse trabalho, naturalmente, com o passar do tempo, irei colher os frutos desse investimento, multiplicado algumas vezes. Essa multiplicação acontece na diferença de tempo entre o que produzimos e o que recebemos. Por outro lado, se estou apenas "cumprindo tabela", não prezo por realizar um trabalho de excelência, obviamente irei colher os frutos por estar agindo desse modo. Não posso esperar que algo ótimo aconteça me comportando dessa maneira. Isso se assemelha a um livro que li ano passado, dizia algo mais ou menos assim: "Não posso plantar uva e esperar colher melancia, a ciência exata que ocorre na plantação é a mesma que ocorre na plantação de nossas ações...".

Por isso, pense bem no que você está plantando nos dias de hoje e descobrirá o que o futuro lhe "reserva". Melhor ainda, estude a situação em que se encontra: na empresa, relacionamento amoroso, com amigos...; agora olhe para trás, tenho certeza que se você fizer uma retrospectiva irá identificar em que momento cada ação que você tomou influenciou nas suas conquistas e derrotas de hoje.

Então, caro empreendedor, não tenha medo de ser honesto, fazer o bem. Quando você realmente acredita na mudança que seu esforço cria, as desigualdades e os atalhos se tornam pequeninos diante do grande aprendizado e sabedoria provindos da trilha mais longa, porém correta.

Abraços,
Empreendedores a Mil

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

5 Segredos para uma Comunicação Eficaz

                         
Olá Empreendedores a Mil, tudo bem?

Hoje gostaria de falar com vocês sobre um assunto muito interessante, e apesar de muito antigo, ainda hoje, muitas pessoas não conseguiram se tornar mestres dele. Falaremos sobre a comunicação.

Seja no trabalho, em uma relação pessoal, ou em uma conversa informal na rua, a comunicação é o meio principal que fará com que duas pessoas criem uma relação entre suas ideias.
Na aula de Comunicação, no MBA de gerenciamento de projetos, vimos que o sistema de comunicação é formado pelos seguintes fatores:

Transmissor: Quem irá transmitir a mensagem
Receptor: Quem irá receber a mensagem e atestar que a recebeu.
Meio: A forma utilizada para a transmissão da mensagem.
Ruído: Qualquer elemento que possa prejudicar o processo de comunicação.

Os dois primeiros, Transmissor e Receptor, são auto-explicativos. O meio é utilizado para passar a mensagem e pode ser sonoro: telefone, rádio, etc; visual: televisão, banners, placas, etc; escrito: revistas, artigos, jornais, etc. Mas o meio mais utilizado é o ar, na nossa comunicação face-a-face, visto que é através do ar que nossas mensagens transitam até chegarem no receptor.
O ruído é qualquer empecilho que possa prejudicar a comunicação. Exemplos: uso de gírias, questão cultural, preconceito.

Agora vou citar alguns pontos super importantes para que possamos melhorar ainda mais nossa comunicação:

1- Falar menos, dizer mais:
Muitas pessoas acham que saber se comunicar é falar mais, e isso é muito perigoso. Quanto mais a pessoa fala, maior é a chance dela inserir um ruído na mensagem e prejudicar o entendimento do receptor, ou cair em contradição.
O importante na comunicação é dizer o necessário, e somente o necessário, para a mensagem ser entendida.

2- Saber ouvir
Outro erro muito comum é acreditar que saber comunicar é somente falar, uma grande importância do processo de comunicação está contida no saber ouvir, afinal, quando você consegue efetivamente entender o que a pessoa quer dizer, você poderá interpretar tais dados de acordo com sua experiência de vida, e decidir o próximo passo na comunicação (mudar de opinião, utilizar algum exemplo, repetir a mensagem com outro vocabulário).

3- Escolha do vocabulário simples
Gosto de dizer que a comunicação é amiga dos humildes. Por que? Bem, a comunicação não valoriza palavras complicadas, não pertencentes ao meio onde está sendo empregada. Por isso, ao se comunicar, utilize um vocabulário simples, que seja de fácil entendimento para o público que está recebendo a mensagem. Dessa maneira, você estará aumentando a chance de entendimento, e diminuindo o ruído em relação ao vocabulário.

4- Colher feedback
Este ponto tem extrema ligação com o ponto 2- Saber ouvir. O bom comunicador sabe ouvir quando a outra pessoa está falando, o ótimo também pede feedback. Ele tenta confirmar o entendimento da mensagem comunicada, e se o feedback não for o mesmo que o comunicador estava esperando, ele saberá que deve mudar a estratégia de comunicação.
Então, se você comunicou algo, e não tem certeza se o receptor entendeu a mensagem, peça para ele repeti-la com as próprias palavras dele. Isso responderá sua dúvida sobre o total entendimento da mensagem.

5- Gerencie seu tempo
Um verdadeiro comunicador não está focado apenas na mensagem que irá comunicar, mas no tempo que disponibiliza para .fazê-lo. Por isso, quando for montar a mensagem a ser passada, preste muita atenção no tempo concedido à você para que informações não sejam omitidas devido a falta de tempo, e assegure-se de ter tempo para colher o feedback do receptor.

Espero que essas dicas possam ajudá-lo a tornar-se um melhor comunicador. Caso você possua alguma outra dica sobre o processo de comunicação, deixe-a nos comentários.

Grande abraço,
Empreendedores a Mil