quinta-feira, 10 de julho de 2014

Temos que amar mais nosso país! (cultura, tecnologia e outras coisas)

Boa noite amigos empreendedores!

No texto de hoje, faço um parênteses mudando um pouco o foco dos textos de empreendedorismo e aproveitando o momento de (infelizmente) despedida de Copa do Mundo para os guerreiros da Seleção Brasileira, para republicar de forma atualizada um texto que escrevi ano passado ao voltar dos EUA (Disney e Vale do Silício) que serve para refletirmos sobre a situação atual de nosso país em vésperas de eleições.

Não é a primeira vez que fico com vontade de escrever sobre isso, mas agora, após outra viagem para fora de nosso brasilzão, segue um pouco do que penso sobre o Brasil não ser um país de primeiro mundo ainda.

Ok, todo mundo já deve estar pensando sobre a má condução política de nosso país, e é claro que isso não pode ser descartado, basta observar diferença de postura de nossa presidenta em um discurso delicado (caso das manifestações do ano passado) e a forma com que Obama comanda seu país em uma situação parecida. Mas a culpa não é só dos políticos, a maior parte da culpa é nossa, o povo!

Pra começar, (sem contar essa Copa do Mundo) NUNCA vi uma bandeira do Brasil hasteada em nenhuma casa, em frente de nenhuma loja, em nenhum posto de gasolina da cidade em que moro, de minha cidade natal ou da cidade de São Paulo. Até lugares públicos deixam a desejar. A última vez que vi pessoas carregando na rua uma bandeira do Brasil foi quando perdemos pra Holanda na Copa de 2010, que na ocasião estavam pisando e chutando ela por causa da derrota. Bom, voltemos ao país do Obama, fiquei de cara (mais uma vez), pois em pelo menos uma casa/loja por QUARTEIRÃO, tem uma bandeira dos EUA hasteada, lá no alto, grande e sorridente.

Bandeira EUA no aeroporto Orlando (setembro 2013)

 Agora, entremos em um bar no Brasil. Quando tem uma TV, é uma luta pra tentar atender o gosto da clientela. Vamos para um de mesmo porte na terra do tio Sam. Tem várias TVs ligadas e dispostas nas paredes e no centro do bar, com canal pago, um cara pra atender quem chega, milhares de garçons e com GOLF, BASEBALL, FOOTBALL, BASKETBALL, FOOTBALL, GOLF, BASKETBALL, etc... passando nas TVs. Mais um exemplo de puro patriotismo e de um sistema de organização de atendimento ao cliente que é de dar inveja.

Pra finalizar os exemplos, vamos a uma faculdade no norte da América. Não basta ter banheiros limpos, museu, visitor center, loja de "souveniers" da faculdade com 3 pisos, professores de linguas (para alunos asiáticos, alemães, etc) e prédios construidos por doações de ex-alunos ou empresários que nem mesmo estudaram nessa faculdade, que tem até um guia turístico dentro da faculdade!!! Tentem fazer a lista de uma faculdade pública no Brasil e vejam até qual item da lista vocês conseguem chegar....É, o abismo é grande mesmo...

Preferi dar os exemplos antes de falar de tecnologia e dinheiro (que são comparações comuns que fazemos com países desenvolvidos). Pra mim não é desculpa falar que as coisas são caras no Brasil, que não tem dinheiro pra nada, e blá blá blá que isso é coisa do passado. Hoje estamos vendo toda hora sobre ascensão da classe C, maior número de pessoas andando de avião, as pessoas comprando mais e etc. Sem contar que brasileiro é um bicho ligeiro, que não passa vontade. Se na lojinha da esquina está caro, vai em uma maior, compra da internet, pede pro amigo trazer do paraguai, enfim, vira o mundo, mas consegue comprar o smartphone, a TV, ou qualquer outro eletrônico que deseja.

Resumo da obra: não basta ter tecnologia, dinheiro, política perfeita se não amarmos nosso país! Nós somos a maioria, nós somos verde e amarelo, nós somos os responsáveis pelo futuro da nação. Não fiquemos somente criticando nossos políticos, mas sim, vamos NA URNA ESCOLHER O QUE PENSAMOS SER O MELHOR PARA NOSSO PAÍS e após isso participar e fazer a diferença junto com eles para termos um país melhor. Não fiquemos falando mal de outros países, mas sim, tomemos como exemplo o que funciona lá para implementarmos aqui. E sejamos mais patriotas! Não é só na Copa do Mundo e nas Olímpiadas que somos brasileiros, é diariamente, todo dia sem pular nenhum que temos que mostrar que amamos nosso país. Brasilll!!!

A nossa, honremos essa bandeira!

Nenhum comentário :

Postar um comentário