sexta-feira, 18 de julho de 2014

Espírito empreendedor

Boa tarde amigos empreendedores!

O texto de hoje marca minha despedida (pelo menos momentânea) como escritor do Empreendedores a Mil. Não foi uma decisão fácil pois adoro estudar assuntos de empreendedorismo, fiquei muito feliz em termos iniciado uma parceria com o Universitários Acima da Média e aproveito para agradecer a Pâm Bressan e todo o time, também agradeço a todas as pessoas que estiveram envolvidas no projeto, dentre eles o Welligton e a Ju que considero grandes lideres e apoiadores do empreendedorismo no sul de Minas e deixo meu agradecimento especial para meu parceiro Carlos Antunes, com quem aprendo e me divirto muito nas reuniões.


Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Para mim, espírito empreendedor é algo que me impulsiona e incentiva para nunca ficar parado, a estar sempre desenvolvendo ou participando de algum projeto novo. É por causa disso justamente que estou me despedindo hoje deste projeto e iniciando novos (o desenvolvimento de um app e se tudo der certo um intercâmbio profissional pela AIESEC).

E você amigo empreendedor, como anda seu espírito empreendedor seja para iniciar novos projetos ou senão criar e melhorar algo em seus projetos atuais? Compartilhe com a gente nos comentários.

Grande abraço,
Augustinho!

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Modularização para mover a Montanha


Olá empreendedores a Mil, tudo bem?
Hoje gostaria de falar sobre modularização em projetos. O conceito de modularização é constantemente usado na área de programação e o seu verdadeiro objetivo em um projeto de TI é justamente facilitar a manutenção do projeto, melhor visibilidade dos módulos e desempenho através da programação corretamente estruturada.
Nós podemos utilizar o conceito de modularização em qualquer projeto, pessoal ou não.
Na maioria das vezes, muitas pessoas desistem de sonhos e projetos por acreditarem que não possuem o know-how necessário para realizá-lo.

A verdade é que analisando qualquer projeto de perto, se dividirmos este projeto em partes, poderemos definir metas a serem atingidas a cada determinado espaço de tempo.
A divisão do projeto em partes é super importante pra manter sua motivação ou a motivação do seu time no decorrer do desenvolvimento do projeto. Também é muito importante para acompanhar suas métricas, podendo ser qualidade, porcentagem do projeto concluída até o momento, número de horas investidas no projeto, etc...
A mensagem principal do texto de hoje é mostrar que qualquer grande projeto que podemos imaginar, também podemos realizar. Nós só precisamos estudar de que maneira iremos desenvolvê-lo, dividi-lo em partes, setar métricas que possam ser facilmente analisadas e o mais importante de tudo, começar!

Às vezes imagino quantos projetos brilhantes ainda são somente projetos na mente de pessoas mais brilhantes ainda, pois infelizmente ainda não deram aquele "pontapé" inicial.
Confucius dizia: O homem que move montanhas começa carregando pedras pequenas.
Então amigo empreendedor, descubra qual é a sua montanha e comece a carregar as pequenas pedras, quando você menos perceber, já terá movido a montanha inteira.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Temos que amar mais nosso país! (cultura, tecnologia e outras coisas)

Boa noite amigos empreendedores!

No texto de hoje, faço um parênteses mudando um pouco o foco dos textos de empreendedorismo e aproveitando o momento de (infelizmente) despedida de Copa do Mundo para os guerreiros da Seleção Brasileira, para republicar de forma atualizada um texto que escrevi ano passado ao voltar dos EUA (Disney e Vale do Silício) que serve para refletirmos sobre a situação atual de nosso país em vésperas de eleições.

Não é a primeira vez que fico com vontade de escrever sobre isso, mas agora, após outra viagem para fora de nosso brasilzão, segue um pouco do que penso sobre o Brasil não ser um país de primeiro mundo ainda.

Ok, todo mundo já deve estar pensando sobre a má condução política de nosso país, e é claro que isso não pode ser descartado, basta observar diferença de postura de nossa presidenta em um discurso delicado (caso das manifestações do ano passado) e a forma com que Obama comanda seu país em uma situação parecida. Mas a culpa não é só dos políticos, a maior parte da culpa é nossa, o povo!

Pra começar, (sem contar essa Copa do Mundo) NUNCA vi uma bandeira do Brasil hasteada em nenhuma casa, em frente de nenhuma loja, em nenhum posto de gasolina da cidade em que moro, de minha cidade natal ou da cidade de São Paulo. Até lugares públicos deixam a desejar. A última vez que vi pessoas carregando na rua uma bandeira do Brasil foi quando perdemos pra Holanda na Copa de 2010, que na ocasião estavam pisando e chutando ela por causa da derrota. Bom, voltemos ao país do Obama, fiquei de cara (mais uma vez), pois em pelo menos uma casa/loja por QUARTEIRÃO, tem uma bandeira dos EUA hasteada, lá no alto, grande e sorridente.

Bandeira EUA no aeroporto Orlando (setembro 2013)

 Agora, entremos em um bar no Brasil. Quando tem uma TV, é uma luta pra tentar atender o gosto da clientela. Vamos para um de mesmo porte na terra do tio Sam. Tem várias TVs ligadas e dispostas nas paredes e no centro do bar, com canal pago, um cara pra atender quem chega, milhares de garçons e com GOLF, BASEBALL, FOOTBALL, BASKETBALL, FOOTBALL, GOLF, BASKETBALL, etc... passando nas TVs. Mais um exemplo de puro patriotismo e de um sistema de organização de atendimento ao cliente que é de dar inveja.

Pra finalizar os exemplos, vamos a uma faculdade no norte da América. Não basta ter banheiros limpos, museu, visitor center, loja de "souveniers" da faculdade com 3 pisos, professores de linguas (para alunos asiáticos, alemães, etc) e prédios construidos por doações de ex-alunos ou empresários que nem mesmo estudaram nessa faculdade, que tem até um guia turístico dentro da faculdade!!! Tentem fazer a lista de uma faculdade pública no Brasil e vejam até qual item da lista vocês conseguem chegar....É, o abismo é grande mesmo...

Preferi dar os exemplos antes de falar de tecnologia e dinheiro (que são comparações comuns que fazemos com países desenvolvidos). Pra mim não é desculpa falar que as coisas são caras no Brasil, que não tem dinheiro pra nada, e blá blá blá que isso é coisa do passado. Hoje estamos vendo toda hora sobre ascensão da classe C, maior número de pessoas andando de avião, as pessoas comprando mais e etc. Sem contar que brasileiro é um bicho ligeiro, que não passa vontade. Se na lojinha da esquina está caro, vai em uma maior, compra da internet, pede pro amigo trazer do paraguai, enfim, vira o mundo, mas consegue comprar o smartphone, a TV, ou qualquer outro eletrônico que deseja.

Resumo da obra: não basta ter tecnologia, dinheiro, política perfeita se não amarmos nosso país! Nós somos a maioria, nós somos verde e amarelo, nós somos os responsáveis pelo futuro da nação. Não fiquemos somente criticando nossos políticos, mas sim, vamos NA URNA ESCOLHER O QUE PENSAMOS SER O MELHOR PARA NOSSO PAÍS e após isso participar e fazer a diferença junto com eles para termos um país melhor. Não fiquemos falando mal de outros países, mas sim, tomemos como exemplo o que funciona lá para implementarmos aqui. E sejamos mais patriotas! Não é só na Copa do Mundo e nas Olímpiadas que somos brasileiros, é diariamente, todo dia sem pular nenhum que temos que mostrar que amamos nosso país. Brasilll!!!

A nossa, honremos essa bandeira!

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Sonhos têm limites?

Boa tarde amigo leitor!
O título desse texto é uma pergunta interessante, não é?
Pra mim sonhos não têm limites, e para você?
Mas então, se sonhos não têm limites, até onde iríamos por eles?

No meu caso, irei até onde encontrar a felicidade. Pra mim, felicidade é ver uma grande quantidade de pessoas sorrindo e felizes por alguma coisa na vida delas estar melhor.


Essa semana li uma notícia que retrata muito bem essa situação. Nela falava que um rapaz indiano foi largado pela esposa, abandonado por sua mãe e teve que mudar de cidade para não ser pendurado de cabeça para baixo por seus vizinhos pois pensavam que ele tinha enlouquecido. Mas após superar esses e outros "obstáculos" ele concluiu seu projeto e até já foi premiado por sua invenção.

Para saber mais sobre essa interessante história de superação, acesse aqui essa notícia publicada pela Uol.

E você amigo leitor, até onde iria por seus sonhos? Compartilhe conosco nos comentários.