sábado, 22 de outubro de 2016

Aventuras do Augustinho - Empreendendo no Exterior

Bom dia empreendedores a mil!
Os últimos 4 meses foram muito divertidos, interessantes e desafiadores.
Saí rumo ao exterior em busca de um sonho: conhecer o mercado de tecnologia do Vale do Silício. O primeiro passo dessa trajetória foi a Cidade do México!
Cheguei meio que sem nada, só com vontade e disposicao para conseguir um emprego em T.I. em alguma startup ou multinacional. Meu único critério foi focar na área de tecnologia e não buscar por um "sub-emprego" (pois já havia tido essa experiência no passado).
Tentei várias coisas (esse link mostra algumas maneiras de como conseguir trabalho em um país novo), mas a estratégia que usei e que deu certo foi quando fui em uma das faculdades de lá, na UNAM (uma grande universidade pública que está entre as melhores da Am. Latina).
Nos corredores da faculdade tinham vários cartazes, um deles se referia a um curso de criacao de sites. Não pensei duas vezes e entrei em contato com o responsavel dizendo que tinha ideia de criar um site para gringos que chegam para morar/estudar em um novo país e não conhecem nada do mesmo. Papo vai e papo vem e acabei entrando nessa empresa que desenvolve projetos em PHP e aprendi muito participando de alguns projetos internos e externos.

Após essa experiência segui viagem para Dallas no Texas. Fui para um encontro de ex-alunos de minha faculdade do Brasil que vivem por lá. Existia a possibilidade de voltar ao México e ficar por lá mais tempo, mas continuei com meu objetivo inicial e segui viagem rumo a São Francisco. Tentei a mesma estratégia, fui visitar a Universidade da Califórnia em Berkley, mas lá não é tão simples, quem não tem um visto de trabalho ou pelo menos um de estudante, as chances de se conseguir emprego são bem menores. Sendo assim, optei por voltar ao Brasil e comecar uma nova história aqui.
Não sei o que virá daqui pra frente, mas tenho certeza que toda essa aventura dos últimos meses valeu muito a pena e contribuirá muito para as próximas aventuras.
Nos vemos por ai, empreendendo e nos divertindo. Um abraco, Empreendedores a Mil

Nenhum comentário :

Postar um comentário