sexta-feira, 13 de março de 2015

Sobre a Procrastinação e o Tempo

Olá Empreendedores a Mil, tudo bem?

Hoje gostaria de falar sobre procrastinação, a propósito você sabe qual o significado desta palavra?
Segundo o dicionário Michaelis procrastinação é o ato ou efeito de procrastinar; adiamento, delonga, demora.
Em outras palavras, procrastinar é deixar o que se pode fazer no momento para mais tarde, algo comum na vida de algumas pessoas.
Você se identificou com a definição do termo?
Se sim, como uma pessoa deve deixar de procrastinar?
Existem diversas maneiras para fazê-lo, a que recomendo é anotar no começo do dia todas as tarefas que precisam ser realizadas durante o dia e o tempo estimado para a realização de cada uma delas.
No final do dia, você irá conferir quais atividades foram realizadas com sucesso, e ao mesmo tempo entenderá o porque não conseguiu realizar esta ou aquela tarefa: falta de tempo, má distribuição do tempo, falta de interesse ou algum agente externo que não pôde ser controlado.
Com o passar do tempo você terá mais controle e conhecimento para estimar a duração das tarefas a serem realizadas no dia e irá realizá-las com maior eficiência.
Outro ponto importante que eu queria muito evidenciar é que o bem mais precioso que temos não é o dinheiro, e sim o tempo.
Como o cantor e poeta Cazuza dizia: "O tempo não para". Então se você possui algum projeto na gaveta, ou algum objetivo antigo que por mil e um motivos ainda não foi "startado", não há melhor hora para começar a trabalhar nele do que agora.

Para finalizar tentei me aventurar no mundo animado e criei uma tirinha para sintetizar a questão da procrastinação e do tempo que tratamos hoje. Espero que esta tirinha seja a faísca que estava faltando para ligar o motor dos seus projetos.


Abraços,
Empreendedores a Mil.

terça-feira, 10 de março de 2015

Um jogo para atingir as estrelas, Take the Stars


Olá Empreendedores a Mil, tudo bem?

Gostaria de relembrá-los das promessas e metas que vocês fizeram na virada do ano. Vocês estão consegunido alcançá-las?
Espero que sim. Se estão com algum problema em relação ao gerenciamento do tempo indico um dos artigos que escrevemos há algum tempo sobre as definições de objetivos, metas e formas eficientes para visualizá-las. Vocês podem ter acesso ao artigo clicando aqui.
Bom, um dos meus objetivos para o ano de 2015, inclusive foi o tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso, é mergulhar um pouco mais no mundo mobile, principalmente na área de jogos e jogos educativos.
Como em toda caminhada do aprendizado, nós devemos aprender de maneira incremental, do mais simples ao mais trabalhoso. Então já no início do ano eu comecei a pesquisar e desenvolver simples exemplos de jogos.
Após um certo tempo criei a primeira versão do jogo Take the Stars, um jogo para dispositivos android onde o jogador controla Hero (personagem principal) e tem que ajudá-lo a coletar o maior número de estrelas possível e desviar de todas as nuvens que aparecem no caminho.

Eu acho muito interessante utilizar o ciclo de validação do Produto Mínimo Viável proposto pela método Lean Startup: construir, medir e aprender.
Qualquer empresa pode utilizar este método para aprender com o feedback do cliente, e dessa maneira economizar rios de dinheiro, investindo de maneira mais sábia os recursos que ela possui.
Por que falar do método Lean Startup neste texto?


A resposta é simples, eu pretendo utilizar as métricas fornecidas pelo console de desenvolvedor do Google Play e as métricas fornecidas pelos usuários do jogo (comentários sobre o jogo) para entender o que precisa ser melhorado ou adicionado para o melhor envolvimento do jogador ao jogo. Após analisar tais métricas realizarei algumas mudanças na primeira versão dipsonível para download, disponibilizarei a nova versão aos jogadores e repetirei este ciclo constantemente para aumentar cada vez mais a identificação entre o jogador e o jogo.

Espero aprender muito com esta nova experiência. Também compartilharei todo este aprendizado aqui no Empreendedores a Mil.
Então clique aqui para abrir a página do Take the stars na Google Play. Toda e qualquer crítica será muito bem vinda. O intuito é justamente utilizar do feedback de vocês para tornar o jogo mais divertido.

Torço para que vocês também estejam correndo atrás de seus objetivos.
Abraços,
Empreendedores a Mil

segunda-feira, 9 de março de 2015

Autoconhecer-se para autorrealizar-se

Olá Empreendedores a Mil,

Todas ás vezes que eu via uma pessoa bem sucedida, e não somente no requisito financeiro, eu costumava me perguntar: “Como foi que ela chegou aonde está?”. Eu ficava curioso sobre quais escolhas a levaram para o topo e qual seria essa fórmula mágica, para que eu pudesse aplicá-la também em minha vida. Com o passar do tempo eu descobri, como todos vocês também descobriram, que não existia magia nesse processo, mas que todas as pessoas que se destacavam,continham uma característica primordial: autoconhecimento.

Cada uma deles sabia exatamente o que queriam, pelo o que se sentiam atraídas, o seu ponto de exaustão, suas qualidades e também as fragilidades. Aprenderam em primeiro lugar a prestar atenção a si mesmo, e uma vez atentas, conseguiam movimentar-se em meios aos desafios, sendo maleáveis às situações.

O caro colega deve estar pensando neste exato momento:“Mais um texto sobre autoconhecimento trazendo informações já batidas? Estou farto de artigos assim!”. Eu não o condeno por isso, até por que eu mesmo seguiria a primeiro momento este raciocínio. Porém convido-o a pensar de outra forma: Será que de fato eu me auto conheço ou convivo apenas com uma ilusão de mim mesmo? Será que minhas auto-análises estão de fato coerentes com minhas atitudes ou encontro mascarando-as?
 Se eu quero começar algo novo, é necessário que além de saber qual caminho seguir, eu esteja consciente das reações que esse caminho poderá ter sobre mim como empreendedor e principalmente como pessoa. Isso me tornará mais resiliente ao longo da caminhada.




Certa vez li um excelente livro, que apesar do título “Jovens com atitude enriquecem mais rápido”, era dotado de sábios e óbvios conselhos, que de tão óbvios e sábios,chegavam a ser surpreendentes. Um dos primeiros conselhos era: “Descubra o que você ama fazer. Aquilo que faz o seu coração bater mais forte e depois, invente uma forma de ganhar dinheiro com isso”. Simples assim. Mas como saber o que acelera o meu coração se eu não sei ao menos quem sou? Não limite-se a uma definição, mas esteja atento a quem você é e como lida com as circunstâncias internas e externas.

A partir do post que vem começarei a alternar textos como esse com a história de uma mulher que rompeu os seus limites e foi da miséria ao triunfo. Ao primeiro capítulo destinado a ela, contarei como o autoconhecimento foi primordial para que pudesse dar o primeiro passo rumo ao sucesso. Até lá, aproveite esse tempo para se “olhar no espelho”.

Encontro vocês na próxima postagem.
Então, até mais.