sábado, 18 de fevereiro de 2017
A frustração, uma paixão e o Portal PyJob
Olá caros jovens deste Brasil! Eu, como muito de vocês sou um recém formados em engenharia e somos frutos de uma geração que sonha e não sonha pouco, e muito menos se contenta com pouco. E assim, fruto de minhas frustrações desta geração, nasceu o maior portal de vagas e oportunidades focado na linguagem de programação Python, o PyJob.info.
Já acordou pela amanhã, sentou na cama e pensou: “Que raio de vida é essa?”. Todos nós sonhamos quando nos graduamos com o emprego do sonhos, com vários dígitos mensais na conta bancária e sem mencionar as viagens internacionais. Quem nunca imaginou estar trabalhando nas tenências de mercado e de tecnologia de 2025? Quem nunca pensou em esta liderando megacorporações ou ter seu próprio negócio ? Ser um CEO de uma das maiores empresa de tecnologia do Brasil? Ou sendo mais pé no chão, ter um cargo de engenheiro?
Somos assim, somos sonhadores e o básico e paciência passa longe do nosso racional e nem podemos falar em bases emocionais. Emocional e paixão é o que nos move, é o que nós dá a vida. Somos seres de paixões e de amores, que as vezes são rápidos e outros eternos.
Lembro da primeira vez que tive contato com a linguagem de programação Python, e sabe que me vez apaixonar? A simplicidade e autenticidade da comunidade e da linguagem. Sem dúvida foi a comunidade que me levou a paixão, pelo fato simples fato de contribuir e o que faz a vida valer a pena. Sempre tem um ser lunático pythonico disposto a te ajudar nos projetos e até mesmo a tomar um cerveja no final de um congresso ou um dia de trabalho absurdo. Ah! Não posso esquecer dos respeito e cordialidade que essa comunidade tem que as mulheres e como elas são poderosas. Atualmente, existe uma movimento que se chama Pyladies que tem objetivo de instigar as mulheres a entrar nesse meio de tecnologia. Essa iniciativa espalhou para o mundo e para todo Brasil vários minicurso e workshops desta linguagem, que é muito mais que uma linguagem. Python é um modo de vida e modo de olhar o mundo. Ainda podemos mencionar infinitas iniciativas dos Pythonistas, como congressos, eventos e contribuições científicas.
Então, quando me deparei com essa comunidade linda e com poder dessa linguagem, me fez cada dia me apaixonar mais pelas soluções arrojadas que conseguia desenvolver com poucas linhas de código e em tão pouco tempo.
Ah, então lembra da frustração? Falando de Python ela até desaparece né? Pois então, quando você se formar em engenharia a vida vai te dar um balde de água fria. Sabe por quê? Porque se você encontrar um emprego será uma sorte e se for um emprego que você goste, você acabou de acertar na loteria meu caro! Como seres da geração Y que somos, queremos tudo para ontem e quando entramos no mercado de trabalho imaginamos ser o presidente da empresa em poucos meses, e sabe qual é realidade? No máximo será efetivado no cargo de analista ou especialista e ganhar uma meia dúzias de reais que se chegar aos 4 dígitos já esta morto de bom. E só Deus sabe quando você conseguirá chegar no topo ou no seu sonho infanto-juvenil com aquele tanto de politicas de RH e processos de avaliações. Ah! Sabe aquela história de desenvolver a tecnologia de ponta de 2025? Pois então, se você não cair em uma celular de manutenção de um programa em Cobol (Linguagem de 1959 )levanta a mão pro céu e glorifica de pé. No meu caso é um Java 6, umas filas MQs e a politicagem. Além disso, tem que construir uma bomba atômica ... Ops!, construir uma relação legal para explodir de vendas (Amos vocês clientes, mas às vezes ou na maioria das vezes vocês dão trabalho, mas estão no meu core.) . Mas essa é realidade meus caros jovens, entramos em um mundo engessado e de jogos de interesses, seja eles pessoais, profissionais ou financeiros, ou ate mesmo todos eles juntos.
Nesse cenário de trabalhar com tecnologias “defasadas” e de politicas sem fim, nasceu a vontade de desenvolver um projeto pessoal e te realização pessoal. O Pyjob, fruto de uma paixão pelas pessoas, uma linguagem e objetivo de ajudar e fomentar oportunidades. O Portal foi lançado e nem menos de 3 semanas já tínhamos mais de 300 pessoas cadastradas e procurando oportunidade e mais de 1000 visitas em nas primeiras horas. Sem dúvida o portal PyJob foi abraçado por toda a comunidade Python. Todo sistemas foi programado utilizando a minha paixão, o Python e é mantido pele próprios usuários através de doações. Sendo assim, o portal não tem nenhum custo para empresas divulgarem as vagas e nem para usuários procurarem as vagas.
E a frustração continua? Claro que sim né! Quem sabe quando tivemos mais de 10 mil usuários e ser o portal de vagas mais respeitado do Brasil ela suma! Vai saber né? Mas o que não podemos deixar morrer são nossas paixões e muito menos nossos sonhos. A frustração sempre existirá, o que nos fazemos com ela e o que importa. Você pode construir ou destruir, tudo é uma questão de escolha. Você pode ficar sentando esperando pelo epitáfio, desejando o que poderia ter sido ou pode ser você e fazer valer!
Ah! Mais uma coisa, não deixe de acessar o portal PyJob(www.pyjob.info)! Vai que seu emprego dos sonhos está lá e você esta aqui perdendo seu tempo lendo meu texto.
Foi com grande prazer tê-lo por aqui. Um grande abraço. Wellington C. Faria
Assinar:
Postagens
(
Atom
)