domingo, 20 de dezembro de 2015

Billy the Dog, educação através da tecnologia

Olá Empreendedores a Mil, tudo bem?

Hoje gostaria de comemorar com vocês uma grande conquista: a publicação de um aplicativo educativo na google play, para dispositivos android, o Billy the Dog.

Acredito que independentemente da área em que estamos atuando, devemos contribuir ou retribuir ao mundo por tudo o que conseguimos e conquistamos na nossa tão interessante aventura que é a vida.

Sempre me interessei por jogos e educação, então decidi criar um aplicativo para crianças, com o intuito de ensinar boas maneiras através de pequenas estórias.
Para isso nasceu o cãozinho Billy, personagem principal desse projeto. A primeira versão que foi lançada enquanto escrevia esse texto apresenta uma pequena estória, uma música e um jogo.
A ideia é continuar criando novos conteúdos e adicioná-los a esta primeira versão.
Um dos pontos mais interessantes do aplicativo é que ele foi lançado em português, inglês e espanhol. Contei com a ajuda de diversas pessoas para conseguir sucesso no lançamento do aplicativo, estas conferiram as traduções, imagens, lógica.


Tive um apoio muito grande dos meus familiares, e outras pessoas especiais que me apoiaram nos momentos dos grandes desafios: gravação das músicas, desafios técnicos, conciliar estudos e outros projetos... mas no fim deu tudo certo, graças a Deus.

Cliquem aqui caso queiram se aventurar no mundo do Billy e mostrá-lo para seus filhos, sobrinhos, qualquer pessoa que possa aprender e se divertir com o aplicativo.

Alguns pontos super resumidos sobre o que aprendi no projeto Billy the Dog:
- Defina metas e siga-as rigorosamente.
- Resiliência ao enfrentar um desafio (resiliência MEEESMO).
- Tenha humildade para pedir ajuda quando necessário.
- Preze pela qualidade do produto que está entregando, sempre.

Espero que todos vocês estejam cumprindo com sucesso aquilo que colocaram como metas no início do ano,
Grande abraço,
Empreeendedores a Mil


domingo, 13 de dezembro de 2015

Natura Ready, uma jornada divertida


Participar de uma competição exige concentração, treino, força de vontade e foco para chegar lá. Sem essas e outras atitudes é difícil querer disputar as primeiras posições, independente do tipo da competição. Pois bem, em meados de novembro, com o objetivo de desenvolver um projeto prático, minha professora da matéria de inovação do MBA incentivou seus alunos a participarem de uma competição de inovação.


Agora era pra valer, entramos na competição! O desafio consistia em sugerir uma solução tecnológica para inserir as consultoras Natura ao mundo digital. Logo após a explicação do desafio, já formei dupla com um colega muito empreendedor que já tinha até pensado em uma ideia. Foram duas semanas para trabalhar em cima da ideia, desenvolver o protótipo que iríamos mostrar no vídeo, gravá-lo durante a aula, editá-lo e por fim publicar o resultado final, que pode ser visto aqui. Mas não pense que foi só isso, esse foi apenas o primeiro passo. Após esta primeira missão deveríamos conseguir o maior número de votos no vídeo para nos classificar para a fase de apresentação da ideia para uma banca da Capgemini, a organizadora da competição. Foi o fim de semana do dia 30 de novembro inteiro na frente do PC pedindo votos para amigos e familiares nas redes sociais. Ufa, apesar do cansaço, eu, Rodrigo e toda galera que ajudou conseguimos mais de 600 votos em 3 dias, passando da 12a colocação para a terceira, o que nos garantiu uma vaga para primeira apresentação da ideia. E lá fomos nós na sede da Capgemini em Alphaville concorrer contra mais 7 duplas brasileiras, sendo que a primeira mais votada já se classificou automaticamente para segunda apresentação onde além de nova banca da Capgemini, teriam representantes da Natura. Chegando lá, estávamos nervosos, aliás, a maioria dos competidores estavam, talvez pelo fato de que a apresentação seria em inglês ou por estarmos num ambiente novo em que não conhecíamos o terreno, mas o importante foi que eu e Rodrigo conseguimos passar a mensagem do projeto e também de seu modelo de negócios, assim, passamos mais uma vez. No dia seguinte já ocorreu a segunda apresentação. Esta foi mais tranquila, pois já conhecíamos o ambiente, a maioria dos competidores, alguns dos avaliadores e poderíamos apresentar em português. E que ansiedade passamos juntamente com nossas colegas de MBA Larissa e Camila até a divulgação do resultado quase uma semana depois. Done! Mais um passo dado, conseguimos a classificação para fase internacional.

A partir de agora a disputa se acirra ainda mais. Ficaram os 6 melhores times de cada país. Confira os vídeos aqui. Com o apoio da Capgemini Brasil produziremos novos vídeos durante os próximos meses para disputa de uma entre duas vagas para apresentação final que ocorrerá em Paris. O grande time campeão ganhará um curso de inovação de 2 meses na Capgemini em São Francisco e mais um capital semente para desenvolver a ideia. Vamos com tudo!

Não poderia finalizar este texto sem mostrar os bastidores da gravação do vídeo durante as aulas de MBA. Confira aqui. Está sendo uma jornada de muito aprendizado, determinação e correria para conciliar aulas, trabalho e competição, mas tem valido muito a pena, e está sendo muito divertida!